Encontrei com Bhagavan pessoalmente por sete vezes na Oneness University: cinco delas agora em fevereiro de 2010, quando fiz o curso para Trainer.

A experiência de estar na Sua presença é algo que transcende as palavras.

É como se todos os campos de energia a que chamamos de UNIDADE: alegria, felicidade, amor, paz, silêncio… e tantos outros simultaneamente acontecessem.

Com os olhos curiosos de menina, o coração a bater forte, fiquei no silêncio das palavras todas as vezes. A respiração acelerava por momentos ao ouvi- Lo responder as perguntas.

No espaço de totalidade e amor que emana de seus olhos, gestos e palavras, a consciência e a percepção do verdadeiro sentido da vida –  que é a expressão de Deus aconteciam, simplesmente.

Vejam  perguntas e respostas feitas a Sri Bhagavan sobre o DESPERTAR e a UNIDADE.

 Talvez já possam perceber em cada palavra a PRESENÇA DIVINA a se revelar. PERMITA !

Eu ouvi muito sobre a idéia do despertar. O que é realmente? O despertar é realmente possível neste momento e era?

Em termos simples, o “despertar” é a dissolução do sentimento de um eu fixo, separado. Quando percebemos que o nosso conceito do eu é uma ilusão, nos tornamos capazes de sentir-nos como um fluxo de consciência que não está mais sujeita aos limites e condicionamentos da mente. E sim, é possível neste momento e era.

Por que isso?

Tem a ver com um ciclo evolutivo da humanidade e da Terra. Estamos saindo de Kali Yuga, a idade das trevas e do caos, e entrando em Satya Yuga, uma época de bênçãos e despertar para a luz. Essa transição começou no ano de 2003 DC, e chegará a uma “massa crítica” no final do ano 2012 DC.

Como Bhagavan pode simplesmente alegar poder dar o despertar para as pessoas?

Muitas pessoas associam o despertar com extraordinário esforço, luta, disciplina e ascetismo resultante de uma renúncia total do mundo e dedicação total ao caminho espiritual. Nada pode estar mais longe da verdade. Ser Desperto não pode ser alcançado através do esforço, não importa quão duro você tente. Na verdade, esses esforços podem se tornar nosso maior obstáculo! É seria como tentar puxar-se fora da areia movediça puxando seu próprio cabelo. A maioria das tradições indianas ensina que o despertar só pode ser dado como um dom da graça. Neste caso, a graça é um produto de uma mudança neurobiológica no cérebro.

Como é que esta mudança neurobiológica acontece?

Isso acontece por meio de uma transferência de energia conhecida como a Bênção da Oneness, que está programada, por Bhagavan Amma para produzir uma re-padronização da estrutura e fisiologia do cérebro. Quando esse processo se completa, uma pessoa se encontra em um estado desperto permanentemente. Isso não é necessariamente um estado místico, mas simplesmente um estado de experimentar a realidade como ela é, sem os filtros de limitação e condicionamento da mente humana.  

Eu teria que mudar o meu estilo de vida atual, se eu viesse a ser despertado?

Só se você quiser. Você não tem que ir vegetar em uma caverna em algum lugar, a menos que lhe apetecer. Bhagavan enfatiza que estar desperto é um estado muito natural, e que uma pessoa se torna algo muito mais funcional, alegre, amoroso e eficiente em todos os aspectos da vida.

 Eu tenho que mudar minha religião a fim de chegar à Oneness  University?

Religião não tem nada a ver com estar desperto, nem mesmo a espiritualidade. É um fenômeno puramente neurobiológico. Uma vez desperto, a sua luz guia virá de dentro de si mesmo, e você re-conecta com a essência dentro de qualquer religião ou tradição espiritual a que pertence ou não pertence.

Quanto tempo vai demorar a ficar desperto?

Depende de muitos fatores, incluindo o estado de seus chakras e nadis, o condicionamento da infância, seus medos e resistências à mudança, os seus conceitos de Deus, e seu destino cármico. Algumas pessoas têm-se despertado com apenas uma Bênção Oneness, e outros exigem um período mais longo de tempo. Bhagavan diz que todas as pessoas, enquanto estão em um corpo humano, SERÃO despertados. 

O despertar é o final da nossa jornada espiritual? O que vem depois?

Não, é como entrar por uma porta para um mundo novo, mas a viagem é sem limites! A viagem está apenas começando.

 Como vou saber quando eu ficar desperto?

Você sabe que você está desperto quando você não está mais tentando tornar-se desperto. O sofrimento é, essencialmente, a resistência a experimentar a realidade como ela é. Uma vez desperto, você deixará de estar sempre buscando a mudança, negar, defender ou deificar a sua experiência da realidade. Você irá, naturalmente, vivenciar a experiência do momento presente pelo que é realmente.

Eu serei capaz de fazer o meu trabalho normal quando eu me tornar desperto?

Você não vai ser tirado do mundo. Você vai continuar a viver a sua vida, fazer o seu trabalho, e se envolver em seus relacionamentos. Como você se torna mais presente a cada momento, cada momento ordinário será uma experiência extraordinária.

 O meu relacionamento muda quando eu desperto? De que maneira?

Você vai descobrir que o que você chama de amor era simplesmente a necessidades de sobrevivência de um ego neurótico. Você vai começar a experimentar o amor incondicional e alegria ilimitada em todos os seus relacionamentos, incluindo sua relação com você mesmo!

O que acontece freqüentemente é que os chakras e nadis são ativadas após o despertar, que por sua vez, ativa a capacidade de cura do corpo, bem como padrões emocionais do passado. A capacidade de cicatrização aumenta ainda mais quando você se tornar realizado em Deus.

Parece que estar desperto é geralmente um conceito oriental. É o mesmo que tornar-se um com o Divino?

É uma diferença de ênfase. Você pode ser despertado sem se tornar realizado em Deus. Você também pode ser realizado em Deus, sem ser despertado. Mas quando os dois caminham juntos, então você realmente tem a graça, o poder e o esplendor da Consciência Divina que irradia através de tudo o que se é e se faz!

O que é isso “noite escura da alma” sobre o que ouvimos falar tanto? Parece um pouco assustador para mim.

Quando trazemos mais luz no corpo, há umas reações correspondentes emocionais e biológicas. Velhas barreiras, bloqueios físicos e padrões emocionais vêm à tona para serem liberados. A “noite escura da alma”, representa uma purificação do inconsciente pessoal em preparação para uma descida mais profunda da luz, e é geralmente considerada como um pré-requisito para as fases mais profundas de maestria. Jesus experimentou esta “noite escura da alma” antes de sua missão pública, ele “lutou com Satanás” no deserto. Buda também experimentou isto durante seu processo de despertar quando ele lutou contra os “tentações de Mara.” Só é assustador, enquanto nós estamos com medo de morrer. Quando percebemos que não há ‘eu’ para morrer, um novo amanhecer pode começar.

Tenho ouvido falar de seres despertos que não tem um Guru. Como você pode dizer que um Guru deve dar a você?

O Guru não tem que estar em forma física. Ele poderia ser um ser divino ou mesmo o seu próprio Antaryamin (morador interior). Para a maioria das pessoas, no entanto, é mais fácil confiar e se relacionar com alguém que está encarnado em um corpo físico. O fato é que é um dom da graça, e deve ser dado a você. É como tentar escapar da prisão da mente, usando apenas as ferramentas da mente. A chave está do outro lado!

Posso esperar ser desperto quando eu vier fazer o curso da Oneness University?

Deixe de lado todas as expectativas. Você não pode conseguir despertar através de seus próprios esforços, não importa o quão duramente você tente. E se for o seu momento, você estará habilitado a receber esse dom, não importa o quão duro você acha que pode resistir! Tudo que você pode fazer é abrir seu coração e dizer “sim” à experiência. Deixe a Bênção Oneness fazer o resto. O universo irá responder no momento perfeito!

 

VENHA PARA O RETIRO DESPERTANDO NA UNIDADE, de 4 a 7 de setembro no Rio. 

Ele toca a essência destes ensinamentos e vai além, para a experiência, a iniciação e o compartilhar dos espaços de Unidade.

Esperamos, eu e meus dois queridos amigos e trainers – Maria e Bhaskar,  muitos de vocês por lá para esta grande celebração.

 

Entre em contato pelo site : contato@curarte.com
 ou pelos telefones (021) 9159-4265  com Tigme
 ou (021) 2111-9226 com Maria
 
Namastê
Tigme
  
Anúncios